quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Escritório de contabilidade Servcon Entrega de imposto de renda na próxima semana; veja os documentos necessários


Cerca de 40 milhões de brasileiros devem declarar o imposto de renda em 2018 e o prazo de entrega tem início em 2 de março com data limite de 28 de abril. Para não correr risco de cair na malha fina por erros de declaração com a correria do prazo final, é importante as pessoas se organizarem para a entrega do documento.
InfoMoney (Shutterstock)
© Shutterstock InfoMoney
“O primeiro passo para esse trabalho começa com o próprio contribuinte que tem que separar o quanto antes os documentos e informações que servirão de base para o preenchimento desse documento”, afirma o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.
Ele informa que ainda não foi liberado o programa, nem as novidades para 2018, entretanto, é possível se antecipar. Para isso, ele detalhou os principais documentos e informações necessários para o preenchimento da declaração de imposto de renda deste ano. Veja:
Informes de Rendimentos
Informes de Rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores;>> Informes de Rendimentos de Salários, Pró Labore, Distribuição de Lucros, aposentadoria, pensões, etc;>> Informes de Rendimentos de aluguéis móveis e imóveis recebidos etc.;>> Informações e documentos de outras rendas percebidas no exercício de 2017, tais como doações, heranças, dentre outras;>> Livro Caixa e DARFs de Carnê-Leão;>> Informes de Rendimentos de participações de programas fiscais (Nota Fiscal Paulista, Nota Fiscal Paulistana, dentre outros).
Bens e direitos
>> Documentos comprobatórios da venda e venda de bens e direitos ocorridas em 2017.
Dívidas e ônus
>> Documentos comprobatórios da aquisição de dívidas e ônus no ano de 2017.
Rendas variáveis
>> Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto (indispensável para o cálculo do Imposto de Renda sobre Renda Variável);>> DARFs de Renda Variável.
 Quer investir sua restituição do imposto de renda? Clique aqui e abra sua conta na XP  
Pagamentos e deduções efetuadas
>> Recibos de Pagamentos de Plano de Saúde (com CNPJ da empresa emissora);>> Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora);>> Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora, com a indicação do aluno);>> Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);>> Recibos de doações efetuadas;>> Recibos de empregada doméstica (apenas uma), contendo número NIT;>> Recibos de pagamentos efetuados a prestadores de serviços.
Separar também informações gerais
>> Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;>> Endereços atualizados;>> Cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda Pessoas Física entregue;>> Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;>> Atividade profissional exercida atualmente.
Entrega de imposto de renda começa em março; veja mudanças.

Nenhum comentário: