quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Centro de Desastre emite alerta para risco de enxurrada com granizo em Uruçuí


Defesa Civil diz que região receberá nuvem de 100 km de diâmetro, com temperaturas na casa de 80 graus negativos.

Por Piauí TV 1ª Edição
14/02/2018 18h09  Atualizado 14/02/2018 20h08
Defesa Civil alerta para tempestade na região Sul do Piauí
O Centro de Desastre acionou a Defesa Civil do Piauí sobre a possibilidade para de enxurradas e chuvas com granizo na região de Uruçuí, no Sul do estado, nesta quarta-feira (14). De acordo Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, o alerta se faz necessário para que as autoridades se programem para evitar transtornos para a população.
“Houve um alerta para Uruçuí chamando atenção para a possibilidade e quase certeza para grandes chuvas naquela região. Serão chuvas intensas, enxurradas que podem ocasionar alargamentos. Por isso, o alerta serve para chamar atenção das autoridades para possibilidade de deslizamentos”, afirmou o diretor.
Mapa mostra situação do tempo no Piauí para mês de março com risco de enxurrada (Foto: Reprodução / TV Clube)
Mapa mostra situação do tempo no Piauí para mês de março com risco de enxurrada (Foto: Reprodução / TV Clube)
O climatologista Werton Costa explica o que acontece com tempo na região de Uruçuí para que fenômenos como este ocorram. Segundoe ele, há uma curva de crescimento da umidade em função da proximidade com zona de convergência, e o pico desta curva é no mês do março.
“Uma nuvem de 100 km de diâmetro, com temperaturas na casa de 80 graus negativos, forma-se nesta quarta-feira sobre o município de Uruçuí. Um alerta foi emitido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil à Defesa Civil estadual, pois existem riscos de enxurrada, deslizamentos e precipitação de granizo naquele município”, comentou.

Nenhum comentário: