quarta-feira, 27 de maio de 2015

São João que ficou na história de Parnaíba



arraial da historiaA Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo) construída na gestão do ex-prefeito José Hamilton e secretário da cultura, o jornalista Arlindo Leão (O Piaguí Culturalista), foi o divisor das águas (antes e depois) dos folguedos de Parnaíba.
Marco histórico insuperável, mesmo decorridos quase 10 anos, a sua inauguração em 2007, de 22 de junho a 7 de julho, celebrou o I (e único) Encontro Regional de Folguedos do Norte dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Na abertura, Leão lembra que estatísticas oficiais anunciavam mais de 60 mil pessoas num grande espetáculo e apoteose.
Durante quase 20 dias Parnaíba se tornou a capital oficial das festas juninas, mais de 50 grupos folclóricos disputaram a maior premiação em dinheiro do Nordeste. No evento, gente de todo o Brasil e do mundo se dividiam à procura de espaço para dança ou do melhor ângulo para fotografias que registraram as mais belas representações do povo nordestino, sustentáculo maior de nossa riqueza, a miscigenação cultural.
O Quadrilhódromo foi construído há 8 anos, erguido sobre fortes pilares para  abrigar o nosso passado permeado de glória e riqueza; hoje, ainda ecoa os apitos, as toadas, a alegria de toda aquela gente.
O I Arraial Regional foi mais do que uma festa de manifestação da nossa cultura popular, foi a comemoração da história de Parnaíba, “o que significa que uma forte parcela do passado da gente do Piauí se reflete no Norte às margens do delta no litoral do estado, na cidade de Parnaíba”, concluiu Arlindo Leão.
fonte portal da parnaiba

Nenhum comentário: