sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PRF-PI divulga os números finais da Operação Carnaval: 7.523 autuações


A Polícia Rodoviária Federal divulgou na tarde desta quinta-feira (19/02), o resultado final da 'Operação Carnaval' realizada nas BR's que cortam o estado do Piauí.
O comparativo levou em consideração a variação da frota nacional. A frota considerada no período do carnaval de 2014 foi de 82.819.581 veículos e, em 2015, esse número passou para 87.702.675.
No carnaval de 2014, houve 33 acidentes e 2 mortes. No cálculo da taxa de acidentes, levando-se em consideração a frota nacional, o índice em 2014 é de 3,9 acidentes por milhão de veículos e, em 2015, essa taxa é de 3,5, o que representa uma redução de 10% na taxa de acidentes. Já na taxa de mortalidade, o índice do ano passado é de 0,02 mortes por milhão de veículo e, neste ano, é de 0,04, representando o dobro do número em relação ao ano anterior.
COLISÃO FRONTAL
A principal causa de mortes nas BR´s do PI e do Brasil ainda preocupa no nosso Estado e está diretamente relacionada com as infrações que mais chamaram a atenção nesse período carnavalesco: embriaguez, ultrapassagens e excesso de velocidade. 50% das mortes nas BR´s do PI neste feriado ocorreram em colisões frontais e em trechos urbanos, sendo uma delas em Teresina e a outra em Campo Maior
FISCALIZAÇÃO RIGOROSANo carnaval deste ano, apenas nas BR´s do PI, a PRF fiscalizou 8.391 pessoas, levando sensação de segurança à sociedade piauiense.
A quantidade de veículos retidos também merece um alerta especial, foram 151. Os motivos foram os mais diversos, em especial aqueles relacionados aos equipamentos obrigatórios que, quando não estavam ausentes, estavam ineficientes ou inoperantes, revelando que muitos motoristas viajaram sem nem mesmo fazer a revisão preventiva.
Com relação aos radares e etilômetros o resultado da fiscalização rigorosa mostrou que 3.668 motoristas foram flagrados transitando com excesso de velocidade, 1.032 fazendo ultrapassagens perigosas e 116 conduzindo veículo sob efeito de álcool. Chega-se à preocupante média de quase 20 pessoas por dia flagradas conduzindo veículo após consumirem bebida alcoólica, 172 ultrapassagens perigosas por dia e 611 flagrantes de excesso de velocidade em cada dia de carnaval.
AVALIAÇÃO
A Operação tem 2 parâmetros de avaliação. O primeiro deles é positivo, que é o volume de trabalho apresentado à sociedade, uma vez que os números acima são elevados. No entanto, o segundo parâmetro segue o mesmo contexto de avaliação e é negativo, que é o mau comportamento do condutor, uma vez que este infelizmente ainda associa trânsito a multa e não à proteção à vida. Isso porque, se houve um número muito elevado de autuações, é porque havia condutores as cometendo, que em si representam condutas perigosas nas BR´s do Estado.
Isso mostra que o maior perigo das BR´s do Piauí ainda é o mau comportamento do condutor. Essa infrações representam condutas de elevado risco e estão diretamente relacionadas à condução do veículo, ou seja, à simples opção do motorista, que, em detrimento da proteção à vida, opta por uma conduta perigosa.
VEJA ABAIXO OS NÚMEROS FINAIS
PESSOAS FISCALIZADAS - 8.391
AUTUAÇÕES - 7.523
ULTRAPASSAGENS PERIGOSAS - 1.032
EXCESSO DE VELOCIDADE - 3.668
AUTUAÇÕES EMBRIAGUEZ AO VOLANTE - 116 / COM 26 PRISÕES
VEÍCULOS RETIDOS - 151
ARMAS DE FOGO APREENDIDAS - 4
VEÍCULOS RECUPERADOS - 7
TOTAL DE 40 ACIDENTES
TOTAL DE 4 MORTES
Fonte: Com informações da Assessoria da PRF
Publicado Por: Fábio Carvalho

Nenhum comentário: