quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cuidado com as sandálias made in China, as Havachinas!

E-mail alerta para o perigo das sandálias importadas da China. O texto vem acompanhado de imagens de alguém com os pés feridos em decorrência de uma alergia ao produto! Verdadeiro ou falso?

A corrente e as imagens dos pés de uma vítima de um produto falsificado circulam pela web desde julho de 2011 e, aqui no Brasil, apareceu no final daquele mesmo ano. O texto afirma que a pessoa nas fotos teve uma reação alérgica ao usar sandálias feitas na China.
Veja abaixo algumas das fotografias, leia um trecho do texto que acompanha as imagens e veja o que descobrimos:
“Estão chegando ao Brasil para esse verão. Fiquem alertas!!!
Sandálias – HAVACHINAS
Profissionais da saúde estão recomendando: Muito cuidado com tudo que for ‘Made in China’, principalmente produtos que tiverem corantes amarelos, vermelhos e laranja. Isso inclui brinquedos, sabonetes, géis, desodorantes, vestuário etc…. Veja só:
As sandálias falsificadas havaianas ‘made in China’ são feitas com resinas e elastômeros plásticos tóxicos provenientes de recipientes usados para armazenar agrotóxicos, e são pintadas com tinta tóxica com altíssimo teor de chumbo. O efeito é catastrófico!!! Alerte seus amigos e familiares!!!”
As fotos
As imagens são reais! As feridas ocorreram com a americana Kerry Stiles, em Ocklawaha, na Florida. Em junho de 2007, a moça comprou um par de chinelos em uma das lojas da rede de supermercados WalMart e, depois usá-lo por algum tempo, começou a sentir coceiras que viraram erupções cutâneas no local onde as correias das sandálias encostaram-se em seus pés.
Em Março de 2011, 3 meses depois da denúncia, a rede Walmart mandou tirar das prateleiras todos os chinelos made in China. De acordo com a agência de notícias WKYT, o Walmart tomou a decisão depois de saber que outros clientes também haviam tido alergia ao entrarem em contato com o produto.

Encontramos em um artigo publicado no site da FoxNews também no mês de Março de 2011, onde a jornalista Tina Benitez havia contabilizado 10 vítimas do “chinelo venenoso”. Na mesma matéria, o Dr. Nanette Silverberg, diretor de dermatologia pediátrica e do adolescente no Beth Israel Medical Center – em Nova York – explica que o numero de pessoas que apresentaram problemas na pele depois do uso da sandália foi muito pequeno se compararmos com a enorme quantidade de pares vendidos nos EUA (foram vendidos 7 milhões de “Havachinas” e segundo ele, “apenas” 10 sofreram reações alérgicas (claro que o numero deve ter sido bem maior!).
O doutor também afirma que as pessoas alérgicas ao látex dos chinelos podem sofrer esse mesmo tipo de reação a outros produtos a base desse material.
O texto
Como o texto não está datado, a impressão que fica é que as tais “Havachinas” estariam chegando agora. No entanto, como mostramos lá no começo do post, o texto é de 2011.
Em seguida, o autor da versão brasileira da corrente afirma:
“Profissionais da saúde estão recomendando: Muito cuidado com tudo que for ‘Made in China’, principalmente produtos que tiverem corantes amarelos, vermelhos e laranja. Isso inclui brinquedos, sabonetes, géis, desodorantes, vestuário etc…. “
Os parágrafos seguintes também deixam o leitor apavorado em com mais dúvidas:
“As sandálias falsificadas havaianas ‘made in China’ são feitas com resinas e elastômeros plásticos tóxicos provenientes de recipientes usados para armazenar agrotóxicos, e são pintadas com tinta tóxica com altíssimo teor de chumbo. O efeito é catastrófico!!!”
Encontramos no site da Dra. Shirley de Campos uma matéria interessante sobre esse tipo de alergia, chamada de Dermatite de Contato. De acordo com a doutora, o látex não é o único agente causador dessa alergia. Para o tratamento, a Dra. Shirley aconselha uma ida ao médico.

Não se pode negar que muitos produtos importados têm a qualidade inferior aos nacionais. Há vários relatos de consumidores que se sentiram lesados por terem adquirido produtos made in China. Apesar disso, não encontramos nenhuma notícia de vítimas desse tipo de alergia causado em brasileiros. “Alerte seus amigos e familiares!!!”
Fonte: poluentesorganicos.com.br)

Nenhum comentário: