quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de Maio - “Dia Mundial Contra o Tabaco”


Os quiropraxistas brasileiros entram na luta da Campanha da OMS, do “Dia Mundial Contra o Tabaco”. A maioria dos pacientes de Quiropraxia se apresenta com dor de coluna e já existe documentado a relação entre fumo e dor lombar 5.
A ABQ e os seus associados mais uma vez estão participando da Campanha Contra o Tabaco.
Todos sabem da Importância para a Saúde Pública que o uso do tabaco causa:
  • Produz um índice alto de mortalidade e morbidade;
  • O tempo prolongado entre a exposição ao uso do tabaco e a dependência à nicotina e muito mais tarde suas doenças e morte, faz com que as pessoas não valorizem o problema;
  • Depois, a maioria das pessoas não está alerta para o fato do fumante passivo. 1-4
Isto é uma questão natural de saúde publica para nós quiropraxistas, porque está de acordo com os princípios da nossa profissão, os quais incluem uma visão da vida sem uso de drogas e com a promoção da saúde.
Fora das questões gerais de saúde, a maioria dos pacientes de Quiropraxia se apresenta com síndromes de dor de coluna e já existe documentado a relação entre fumo e dor lombar 5. Outro ponto importante é que muitos pacientes não estão conscientes do risco do fumante passivo para a sua família. Por exemplo, crianças expostas ao fumo são 50% mais susceptíveis a sofrer danos nos seus pulmões e ter problemas respiratórios, como asma. 6
Portanto, como membro da equipe de saúde, nós quiropraxistas temos o dever de alertar os pacientes para os assuntos de saúde pública que podem ter um impacto para eles e suas famílias.
Responda a estas perguntas e converse com o profissional de saúde da sua confiança:
  1. Você, ou alguém da sua casa, fuma ou usa produtos de tabaco, ou alguém já fez isto no passado?
  2. Você, ou alguém da sua casa quer parar de fumar?
  3. Você, ou alguém da sua casa, está exposto como fumante passivo na casa ou no trabalho?

Nenhum comentário: